Colorir as paredes de um ambiente pode ser uma tarefa bastante prazerosa, porém é importante organizar-se adequadamente para isso. Antes de qualquer coisa, é de extrema importância preparar a parede para receber a demão de tinta. Para isso, deve-se cobrir suas imperfeições com massa corrida e em seguida proporcionar um bom acabamento à superfície com o auxílio de uma lixa de parede.

É preciso atentar-se na escolha do pincel ou rolo de pintura. São muitos os modelos disponíveis no mercado e para escolher o mais indicado ao seu projeto recomenda-se definir em qual superfície ele será utilizado. Na hora da compra, você pode optar por comprar apenas o pincel ou então se antecipar e já adquirir todas as ferramentas necessárias para uma boa pintura, optando pelo kit para pintura.

O kit costuma ser padrão, contendo ferramentas básicas capazes de ajudar a realizar uma boa pintura na parede, como pincéis, rolos e bandejas de pintura. O que irá mudar de um modelo de kit para o outro são os tipos de pincéis e rolos presentes. Por exemplo, o kit antirrespingo possuirá um rolo específico para quem deseja trabalhar com tetos e paredes muito lisas usando tinta plástica, sem causar muita sujeira. Já quem deseja pintar as paredes de forma diferenciada, realizando pinturas estilizadas, pode optar pelo kit de pintura decorativo.

As madeiras necessitam de um cuidado diferenciado. Normalmente nessa superfície são aplicados vernizes ou esmaltes, portanto recomenda-se o uso de pincéis ou rolos mais macios e específicos para esse material.

Para garantir maior durabilidade e conservação dos pincéis e rolo do seu kit de pintura, recomendam-se alguns cuidados:

Não deixe a tinta secar nos pincéis;

Use o diluente adequado para cada tipo de tinta para limpá-los;

Lave-os sempre com água e sabão;

Evite guardá-los molhados;

Arrume as cerdas com um pente;

Guarde-os enrolados em papel impermeável até a próxima utilização;

Não utilize o pincel para misturar as tintas.

Antes de começar o trabalho de pintura das paredes da sua residência procure separar todos os materiais que serão utilizados e tente deixá-los sempre a mão. Isso irá facilitar seu trabalho, além de ajudar a garantir que o resultado final seja satisfatório.